Autismo e independência.

É comum que alguns pais tendam a fazer tudo pelos filhos e não se dêem conta de as crianças já chagaram na idade de aprender a fazer sozinhos.
Quando se fala de pais de pessoas com algum tipo de deficiência, se torna mais comum ainda a superproteção. Entretanto, sabemos que ninguém vive para sempre e um dia será necessário ter algum nível de independência para poder sobreviver.

Minha mãe, minha tia e minha avó me ensinaram várias coisas desde que eu adquiri uma certa idade. Hoje em dia eu sei lavar a louça, varrer e passar pano na casa, tirar pó, jogar água no quintal, limpar o lugar que os cachorros ficam, alimentá-los. Essas são minhas tarefas domésticas.

Então, como eu vi na postagem de uma outra autista, as pessoas dizem “Você é capaz, você não aprende porque não se interessa”, “Você não aprende porque não quer”.
Observem como não é simples assim.

As vezes acontece de eu esquecer do passo a passo de coisas que eu já fiz muitas outras vezes. Como ontem eu esqueci como colocava o plástico filme no prato de carne. Eu não tenho completa certeza de por que isso ocorre, mas eu creio ser devido a disfunção executiva.

Eu consigo arrumar a casa, mas sempre precisa ficar alguém me mandando fazer porque esqueço, vou procrastinando. E não é porque eu “fico esperando alguém mandar, porque sou preguiçosa”. Eu realmente me distraio com alguma coisa e fico naquilo muito tempo. Quando minha tia vai ver, eu não fiz nem metade das miinhas tarefas. Ela fica irritada.
Eu tenho consciência desse problema, mas é muito fácil eu me distrair e esquecer do que eu tenho que fazer por causa de outra atividade.

Várias outras coisas também ainda não tenho independência para fazer sozinha. Exemplo, cozinhar porque eu odeio o barulho das panelas, o cheiro de algumas comidas sendo cozidas. Fazer compras, porque me perco no passo a passo e em meio aos estimulos fica mais difícil. Pagar contas, porque tenho dificuldade em lidar com dinheiro, dificuldade em sair na rua sozinha, visto que eu me perco facilmente e o Google Maps não funciona sem crédito. Também tenho dificuldade em me comunicar com as pessoas, me fazer entender e entender o que elas me dizem.

Eu também posso esquecer de me alimentar, de beber água, de ir ao banheiro, de lavar a cabeça. Os não autistas podem até achar estranho alguém esquecer dessas coisas básicas, mas é real, acontece frequentemente com muitos de nós.

Nem sempre é falta dos pais ensinar, mas muitas vezes somos mais lentos para aprender comparado a outras pessoas. Isso NÃO significa que nunca aprenderemos, mas que nosso tempo é diferente.

Então, nunca digam que um autista não faz, não aprende porque não se interessa, porque não quer. É muito difícil ter independência e cada coisinha que para vocês é mínima, para nós é um avanço imenso. Parem de julgar as pessoas.

Publicado por carolsouzaautistando

Olá. Meu nome é Caroline, tenho 25 anos e sou autista. Terminei a graduação em pedagogia em outubro desse ano e pretendo fazer especializações em Psicopedagogia e Educação Especial. Adoro escrever sobre autismo, assistir a série The Big Bang Theory, pesquisar sobre dinossauros e desenhar. Tive diagnóstico tardio, as 23 anos, por isso sei como é difícil enfrentar o descaso e falta de capacitação de diversos profissionais da saúde durante uma vida toda. Em um mundo onde há um imenso número de autistas e poucas informações corretas acerca do assunto, se torna extremamente importante que cada um faça sua parte para mudar essa realidade. Atualmente, muitos autistas tem dado sua contribuição se expressando de várias maneiras. Espero profundamente que todos sejamos ouvidos e aceitos. O propósito desse blog é justamente esse, contribuir para a compreensão do espectro, compartilhando informações e vivências. Espero que os conteúdos auxiliem de alguma forma na vida de cada um.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: